Por Bruna M. Cenço
O aumento dos combustíveis em 2021 tem provocado enormes dores de cabeça em gestores de logística. De janeiro a novembro, foram 15 reajustes no valor da gasolina (11 aumentos e 4 reduções) e 12 reajustes no valor do diesel (9 aumentos e 3 reduções). Ao todo, a gasolina está 74% mais cara, enquanto o preço do diesel está quase 65% mais alto.
Diminuir os gastos com o combustível e não estourar o orçamento é uma tarefa árdua, mas possível e inclui desde ações robustas, como a troca da frota por veículos mais econômicos, até cuidados simples, como investir em manutenção preventiva e ter hábitos melhores por parte do motorista.
Veja abaixo 5 dicas sobre como economizar com a alta da gasolina e do diesel:
- Troca da frota
Escolher veículos mais econômicos, seja a gasolina ou a diesel, é um dos passos que mais tem resultados na diminuição dos gastos. Veículos a diesel, por exemplo, costumam ser mais econômicos que os a gasolina e alguns modelos inclusive poluem menos. Por outro lado, carros de motor a diesel geralmente apresentam valor mais alto. Por isso, é importante destacar a questão do consumo como um dos fatores decisórios na política de compras da empresa.
- Manutenção preventiva constante
A dica é simples, mas é sempre bom reforçar. Revisão regular, troca adequada de óleo e até a calibragem correta dos pneus melhoram a performance do veículo e contribuem para a redução do consumo de combustível. Além disso, evitam problemas futuros e aumentam a vida útil do veículo.
- A forma de dirigir também conta
Algumas ações dependem unicamente do motorista, mas você pode trabalhar essas informações em ações de capacitação para sua equipe. Por exemplo, acelerar e frear de forma gradativa, mantendo a velocidade constante e sem esticar demais a marcha ajuda a forçar menos o motor. Além disso, melhora o desempenho do veículo e diminui gastos de combustível. Outra dica é fazer abastecimentos constantes. Manter o tanque sempre cheio (mas sem ultrapassar o limite) diminui a evaporação de combustível e é uma forma de gastar menos gasolina, etanol ou diesel.
- A logística é fundamental
O peso carregado também influencia no gasto de combustível. Por isso, pensar a logística para otimizar percursos e distribuição de cargas, evitando levar material desnecessário, não só melhora os prazos e poupa a equipe como também diminui os gastos com combustível.
- Invista na terceirização da frota
Quer uma maneira mais fácil de diminuir até 30% nos gastos de sua empresa com o transporte? Delegue para quem entende. Contratar uma empresa de gestão e terceirização de frotas é a maneira mais simples e rápida de diminuir custos e ter previsibilidade no orçamento, com qualidade no serviço e sem sustos ou despesas inesperadas.
A SETELOC é especialista em gestão e terceirização de frotas e possui como foco principal a satisfação de seus clientes. Na SETELOC, especialista em gestão de frotas, você define qual o plano ideal para seu objetivo e tem a certeza de receber os melhores veículos, com tranquilidade e segurança.
Com sede em Belo Horizonte/MG, trabalhamos, principalmente, nos setores de construção, mineração e energia, com abrangência em todo o território nacional. Entre em contato, conheça nossos serviços e saiba o quanto você pode economizar com os serviços da SETELOC.